Archives março 2023

A importância do Dashboard para sua empresa.

O dashboard, ou “painel de controle”, é uma ferramenta utilizada para apresentar os processos e resultados de uma empresa de forma simples e bastante visual, o que facilita a tomada de decisões.

 

Com essa visão ampliada do negócio, é possível detectar possíveis falhas mais rapidamente, agindo com base em dados para otimizar processos, bem como aumentar a produtividade da companhia. 

 

Informações críticas como queda de vendas, lentidão na entrega ou grau de satisfação dos clientes também se transformam em insights para antecipar problemas que possam ser reparados rapidamente

 

Principais tipos de dashboards 

Podemos eleger três tipos principais de dashboards no mercado: operacional, tático e estratégico.

 

Operacional

Como o próprio nome diz, este dashboard é focado em processos mais específicos e de desempenho de operação. Geralmente, é usado com atualizações rápidas e auxilia na correção de problemas dentro de uma equipe de trabalho, por exemplo.

 

Tático

O dashboard tático tem a proposta de analisar grandes volumes de dados e ajudar a entender quais tendências eles indicam e quais são os possíveis resultados que uma determinada ação pode ter. Não tem a atualização de seus dados feitos com a mesma constância que no caso do operacional.

 

Estratégico

Totalmente apoiados em KPI’s (Key Performance Indicator), o dashboard estratégico tem o papel de mostrar metas e resultados de uma forma simples. Também são muito úteis para definir metas de usuários alcançados em campanhas digitais, por exemplo.

 

O dashboard é um recurso muito útil para orientar os processos de tomada de decisão, ajudando a garantir uma gestão empresarial mais eficiente. 

Esses painéis podem também apresentar a saúde da organização nos mais diferentes aspectos; tudo em uma única tela.

Permitindo uma visualização mais dinâmica e objetiva sobre projetos específicos em desenvolvimento.

 Assim, fica mais fácil identificar falhas, efetuar correções e promover a melhoria contínua.

Você pode contar com a Manager Shelf para criar os dashboards da sua empresa e te ajudar a alcançar suas metas. 

Pesquisa de Mercado e Grandes Marcas

O método de pesquisa é uma ferramenta que pode s​​er usada para obter informações sobre um determinado tópico ou assunto.

 

 É uma forma de obter dados, que vão te ajudar a tomar decisões, às vezes fazer um co-branding para apresentar um novo produto. 

 

O primeiro passo para realizar uma pesquisa de mercado é definir o problema ou objetivo do seu projeto. 

 

O que você quer aprender? O que você precisa saber? Essa etapa ajuda a determinar quanto tempo e dinheiro devem ser investidos nesse tipo de atividade, pois vai depender do tipo de informação que sua empresa ou instituição precisa.

 

Depois de definir que tipo de dados são necessários, iniciamos uma fase de análise onde tentamos ao máximo não só entender, mas também interpretá-los corretamente para não nos confundirmos com falsas conclusões baseadas apenas em suposições sobre a realidade.”

 

Um projeto de pesquisa de mercado deve ser conduzido por um especialista que conheça a arte de coletar e analisar dados de diferentes fontes. 

 

Não se trata apenas de habilidades técnicas, mas também da capacidade de desenvolver uma compreensão dos problemas enfrentados por sua empresa ou instituição.

 

Podemos citar como uma pesquisa de mercado que deu certo o co-branding das grandes marcas, O Boticário (linha Cuide-se bem) e Bubbaloo.

 

Quem poderia imaginar que precisávamos ver esta pesquisa no mercado atingindo de forma certeira um público cheio de nostalgia e também atraindo a geração Z. 

 

O Boticário acertou em usar o olfato para atingir as memórias felizes de consumir um chiclete da Bubbaloo. 

 

Os aromas são mestres da persuasão, tanto que podem influenciar o comportamento do consumidor. Aqui podemos ver que a neurociência ajudou a  aumentar as vendas e fidelizar o cliente por meio da valorização das experiências.”

 

A marca Bubbaloo é uma goma de mascar criada nos anos 80, e tem um cheiro inconfundível de Tutti-frutti.

 

O Boticário, a fim de atrair consumidores mais jovens para a linha cuide-se bem, elaborou uma pesquisa com os lovers da marca. 

 

Por isso a linha Bubbaloo, chegou com todos os produtos preferidos dos lovers, a linha chegou às lojas com 6 itens mais consumidos: Loções hidratantes, sabonete líquidos, Body splash,  sabonete em barra, creme de mãos e até gloss labial.

 

As colaborações entre marcas que tenham sinergia agregam valor para ambas e geram no consumidor curiosidade e desejo imediato, ainda mais quando se trata de duas marcas que colecionam lovers ao longo dos anos, como é o caso de Cuide-se Bem e também de Bubbaloo, que traz um apelo nostálgico para muitas pessoas.

 

Este sucesso não seria possível sem uma pesquisa de mercado, realizada para atender os nostálgicos da geração Millenials usuários da linha, cuide-se bem e o desejo da marca de reforçar o público jovem consumindo a marca e acompanhar as tendências atuais de comportamento e mercado.